Já ouviram sobre a pirâmide das bolsas de luxo?

Hello meninas, tudo bem? Bom, alguns dias atrás, eu vi no TikTok, um vídeo onde uma menina falava sobre a pirâmide das bolsas de luxo. Achei tão legal e interessante, que resolvi trazer em forma de post para o blog, afinal, quem não gosta de saber sobre moda e luxo, não é? Já que o último post foi sobre o quiet luxury, vamos continuar no mundo das grifes!!

A pirâmide de luxo das bolsas de grifes, é um conceito que representa a hierarquia dos produtos oferecidos pelas marcas de luxo. Assim, essa pirâmide consegue mostrar principalmente o público que cada marca tem, os nichos que diferenciam as marcas e, o peso do legado por trás de cada uma.

Vamos entender cada parte da pirâmide

Base da pirâmide

Começando pela base da pirâmide, encontramos as marcas de luxo mais acessíveis (claro que “acessíveis” dentro de marcas de grife), como Michael Kors, Marc Jobs e Tory Burch, por exemplo.

 

Também na base da pirâmide, ficam as marcas com nicho. Temos a marca dinamarquesa Ganni e a Cult Gaia que leva arte para suas peças, por exemplo. Que apresentam um nicho eclético e diferente. São marcas facilmente presentes na semana de moda em Copenhagen, mas estamos falando de bolsas!!

Segundo degrau da pirâmide

Subindo mais uma parte da pirâmide, ficam as marcas contemporâneas. São marcas que se destacam pela personalidade única, e pela ousadia usada em suas peças. Essas marcas, separam a grande massa de clientes de luxo clássico, focando apenas nos clientes que buscam por algo único e especial. Encontramos as marcas como: Maison Margiela, Alexander McQueen, Alaía, entre outras. Vejam alguns modelos das bolsas dessas marcas que se destacam!!

Meio da pirâmide

Continuando, o meio da pirâmide, se forma pelas marcas clássicas, como Channel, Louis Vitton, Valentino, entre outras. São marcas estruturadas há muitos anos no mercado de luxo, e tem características marcantes. 

Tais características como: na Burburry, lembramos da estampa clássica, que é nítida e percepitivel, sem precisar de nenhum logo para reconhecer. Na bottega, reconhecemos os couros trançados, característica da maioria das bolsas, trazendo sempre o clássico e o “familiar” das marcas.

2° lugar da pirâmide

A penúltima parte da pirâmide, reúne as marcas com legados, chamadas de “the legacy”. São marcas que levaram anos para construir o que tem hoje, são consolidadas e estáveis. Dentro dessa parte da pirâmide, tem marcas como: Cartier, Christian Dior e Bulgari.

Topo da pirâmide

Finalmente a ponta da pirâmide, onde são reunidas as marcas mais exclusivas e mais caras do universo de luxo. Marcas como Hermes e Channel. Onde o dinheiro não basta para adquirir um produto da marca e, sim, um relacionamento. As marcas dificultam mesmo a compra, justamente para trazer essa exclusividade que só algumas clientes podem ter. Pricipalmente a Hermes, já ouviram falar sobre as Birkins?

Basicamente, as Birkins, são uma linha de bolsas dentro da marca da Hermès, que não é qualquer cliente com dinheiro que consegue comprar. Além de ser um dos modelos mais caros, vocês só conseguem adquirir uma Birkin quando se conquista um relacionamento sólido e duradouro com a marca.

Essa estratégia de marketing ajuda as grifes a manterem sua aura de exclusividade, enquanto ainda atendem diferentes segmentos de consumidores.

Um site brasileiro, onde vocês encontram todas essas marcas de grife, é a Farfetch. Inúmeras influenciadoras encontram seus modelos sonhados nesse site, ele contém desde os modelos mais exclusivos, até os clássicos de cada marca. Mas, o valor dentro do site é bem mais alto do que comprar nas lojas físicas.

Portanto, entendemos que tudo está interligado, mas, ao mesmo tempo, bem divido. O luxo é um universo amplo que vai muito além de dinheiro, e sim, de história. Espero que tenham gostado!!

Com carinho, Manu!!

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